or a certain mist for empty spaces (                                ) ou uma certa névoa para espaços vazios (             ) or a certain mist for empty spaces (                                                                ) ou uma certa névoa para espaços vazios (    ) or a certain mist for empty spaces (                                                                               ) ou uma certa névoa para espaços vazios (                                                                                                    ) 



Eduarda Neves
Bio 
Licenciada em Filosofia e Doutorada em Estética. Curadora independente. Tem apresentado projetos expositivos em instituições e espaços nacionais e internacionais. A sua atividade de investigação e curadoria articula os domínios da arte, filosofia e política. Integrou as Comissões de Aquisição de Arte Contemporânea para a Coleção do Estado Português (2019-20), para a Coleção Municipal do Porto (2021) e (2023) a Comissão de Apreciação que selecionou a Representação Oficial Portuguesa na 60.ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2024. Integra o Conselho Consultivo do The New Centre for Research & Practice. No âmbito das obras que publicou destacam-se: O Auto-retrato. Fotografia e Subjectivação (Lisboa: Palimpsesto | CEAA, 2016) [selecionado para o prémio Pen Club na categoria de Ensaio, 2017], Nem-Isto-Nem-Aquilo (2020), 35 graus Celsius. Ensaios sobre arte contemporânea (2021) pela mesma editora [selecionado para o prémio Pen Club na categoria de Ensaio, 2022] e BESTIÁRIO MENOR. Tempo e Labirinto na arte contemporânea (Lisboa: Barco Bêbado, 2022), que será publicado em versão inglesa (2024)pela &&& Books (The New Centre, Berlin). Colaboradora regular da revista “Contemporânea”. Em 2021, foi a editora convidada do #7 desta publicação, dedicado à fotografia no campo das artes visuais. Atualmente é diretora da ESAP _ Escola Superior Artística do Porto, onde lecciona arte contemporânea. [+ info: https://eduardaneves.pt/ ]

Degree in Philosophy and PhD in Aesthetics. Independent curator. She has presented exhibition projects in national and international institutions and spaces. Her research and curatorship articulate the domains of art, philosophy and politics. She was part of the Contemporary Art Acquisition Committees for the Portuguese State Collection (2019-20), for the Porto Municipal Collection (2021) and (2023) the Appreciation Committee that selected the Official Portuguese Representation at the 60th International Art Exhibition – La Biennale di Venezia 2024. Member of the Advisory Board of The New Centre for Research & Practice. Among the works she published, the following stand out: O Auto-retrato. Fotografia e Subjectivação [Self-Portrait. Photography and Subjectivation] (Lisbon: Palimpsesto | CEAA, 2016) [shortlisted for the Pen Club award in the Essay category, 2017]; Nem-Isto-Nem-Aquilo [Neither-This-Nor-That] (2020); 35 graus Celsius. Ensaios sobre arte contemporânea [35 degrees Celsius. Essays on contemporary art] (2021), by the same editor [shortlisted for the Pen Club award in the Essay category, 2022]; and BESTIÁRIO MENOR. Tempo e Labirinto na arte contemporânea [MINOR BESTIARY. Time and Labyrinth in contemporary art] (Lisbon: Barco Bêbado, 2022), which will be published (2024) in English version by &&& Books (The New Centre, Berlin). Regular contributor to “Contemporânea” magazine. In 2021, she was the guest editor of #7 of this publication, dedicated to photography in the field of visual arts. She is currently director of ESAP _ Porto Art School, where she teaches contemporary art. [+info:https://eduardaneves.pt/]