or a certain mist for empty spaces (                                ) ou uma certa névoa para espaços vazios (             ) or a certain mist for empty spaces (                                                                ) ou uma certa névoa para espaços vazios (    ) or a certain mist for empty spaces (                                                                               ) ou uma certa névoa para espaços vazios (                                                                                                    ) 



Sérgio Leitão
Bio 
Licenciatura e Doutoramento em Artes Plásticas (ESAP e UNIVERSIDADE DE VIGO), Programa Independente de Artes Visuais (MAUMAUS), Programas multidisciplinares (STÄDELSCHULE, HORDALAND KUNSTSENTER, BIOREGION INSTITUTE), Programas de escultura/fotografia (AR.CO) e vídeoarte (FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN). Os seus projectos operam através de uma sobreposição entre referências às vanguardas e formalizações híbridas que articulam imagens, sons e objetos na construção de um imaginário poético singular. Ligações entre natureza e técnica, peso e leveza, poética e política, os múltiplos usos da linguagem através da imagem, da palavra escrita/falada e do corpo errante, ou ainda a problematização das fronteiras entre natural/artificial, configuram a sua prática artística de acentuado cariz processual.  Direccionadas para um lugar de intersecção entre diferentes narrativas, as suas obras procuram criar espaços nos quais as fronteiras entre realidade e ficção se dissolvem. O cruzamento de diferentes media, o diálogo com os contextos de apresentação e a utilização de arquivos são alguns dos seus modos operativos, frequentemente materializados em instalações contextuais que ligam pintura, escultura e vídeo bem como peças autónomas em diversos media. Projectos (selecção) apresentados no KONSTEPIDEMIN ART CENTER _ GOTHENBURG BIENNIAL EXT., Gotemburgo; DETROIT, Estocolmo; WEP FOUNDATION, Groningen; WEST CORK ARTS CENTRE, Co. Cork; POUSH/MANIFESTO_PARIS+/ARTBASEL, Aubervilliers/Paris; ATELIER LOGICOFOBISTA, Porto; THE GREEN PARROT, Barcelona; BRNO HOUSE OF ARTS, Brno; SÍM, Reykjavik; HIAP, Helsínkia; RUPERT, Vilnius; HORDALAND KUNSTSENTER + BIOREGION INSTITUTE, Bergen; VIAFARINI, EDICOLA RADETZKY e ACCADEMIA DI BRERA, Milão; MACRO _ MUSEO D'ARTE CONTEMPORANEA DI ROMA, Roma; PALAZZO BEMBO, no contexto da Bienal de Veneza, FUNDAÇÕES ECC, Amsterdão e GAA, Leiden; DÍNAMO e MIRA, Porto; PARALLEL VIENA, LLLLLL e NOTGALERIE, Viena; VASARELY MUSEUM, Budapeste; MUSEUM OF AVANT-GARDE / IRA / MARINKO SUDAK COLLECTION, Zagreb; HfG, Karlsruhe; CENTERCOURT, Munique; KUB, Leipzig; VASiSTAS, Dresden; MAGT, Atenas; IZOLYATSIA, Kiev; VILLA BELLEVILLE, Paris; MALTA CONTEMPORARY ART, La Valletta; ROSALUX, Berlim; GASTHOF, org. STÄDELSCHULE, Frankfurt; MANIFESTA, Amsterdão; INSTITUTE OF CONTEMPORARY ART, Moscovo; KULTURNI CENTAR, Belgrado; LANDPROJECT, Chiang Mai; PROTOACADEMY, Edimburgo. Prepara projectos na BINZ39 FOUNDATION, Zurique; PROG, Berna; RU, Nova Iorque; FRISE, Hamburgo; P////AKT, Amsterdão; SALÓN, Madrid; LE CUBE, Rabat; LE 18, Marraquexe. Bolsa Internacional FCT, 2009-13; Bolsa SHUTTLE para GLI ORATORI _ THE SPEAKERS, Veneza, 2019. Seleccionado para a residência artística CITÉ INTERNATIONALE DES ARTS _ ACADÉMIE D’ARCHITECTURE, Paris, Jun-Dez 2025. A sua obra está representada em diversas colecções públicas e privadas, como o MART, Rovereto/Trento; MACRO, Roma; VIAFARINI, Milão; MUSEU VASARELY, Budapeste; BRNO HOUSE OF ARTS, Brno; IZOLYATSIA, Kiev; FUNDAÇÃO ECC, Amsterdão ou a FUNDAÇÃO/MUSEU PORTUGUÊS DAS COMUNICAÇÕES, Lisboa.

Degree and PhD in Fine Arts (ESAP and UNIVERSITY OF VIGO), Independent Visual Arts Program (MAUMAUS), Multidisciplinary programs (STÄDELSCHULE, HORDALAND KUNSTSENTER, BIOREGION INSTITUTE), Sculpture/Photography (AR.CO) and Video Art (CALOUSTE GULBENKIAN FOUNDATION) Programs. His projects operate through an overlaying of avant-garde references and hybrid formalizations articulating images, sounds and objects in the construction of a singular poetic imaginary. Connections between nature and technique, weight and lightness, poetics and politics, the multiple uses of language through image, written/spoken word and the wandering body, or the problematization of the boundaries between natural/artificial, shape his highly process-based artistic practice. Directed towards a place of intersection of different narratives, his works seek to create spaces in which the boundaries between reality and fiction dissolve. The crossing of different media, the dialogue with presentation contexts and the use of archives are some of his operative modes, often materialized in contextual installations that link painting, sculpture and video, as well as autonomous pieces in different media. Projects (selection) presented at KONSTEPIDEMIN ART CENTER _ GOTHENBURG BIENNIAL EXT., Gothenburg; DETROIT, Stockholm; WEP FOUNDATION, Groningen; WEST CORK ARTS CENTRE, Co. Cork; POUSH/MANIFESTO_PARIS+/ARTBASEL, Aubervilliers/Paris; ATELIER LOGICOFOBISTA, Porto; THE GREEN PARROT, Barcelona; BRNO HOUSE OF ARTS, Brno; SÍM, Reykjavik; HIAP, Helsinki; RUPERT, Vilnius; HORDALAND KUNSTSENTER + BIOREGION INSTITUTE, Bergen; VIAFARINI, EDICOLA RADETZKY and ACCADEMIA DI BRERA, Milan; MACRO _ MUSEO D'ARTE CONTEMPORANEA DI ROMA, Rome; PALAZZO BEMBO, in the context of the Venice Biennial, ECC and GAA Foundations, Amsterdam/Leiden; DÍNAMO and MIRA, Porto; PARALLEL VIENA, LLLLLL and NOTGALERIE, Vienna; VASARELY MUSEUM, Budapest; MUSEUM OF AVANT-GARDE / IRA / MARINKO SUDAK COLLECTION, Zagreb; HfG, Karlsruhe; CENTERCOURT, Munich; KUB, Leipzig; VASiSTAS, Dresden; MAGT, Athens; IZOLYATSIA, Kiev; VILLA BELLEVILLE, Paris; MALTA CONTEMPORARY ART, La Valletta; ROSALUX, Berlin; GASTHOF, org. STÄDELSCHULE, Frankfurt; MANIFESTA, Amsterdam; INSTITUTE OF CONTEMPORARY ART, Moscow; KULTURNI CENTAR, Belgrade; LANDPROJECT, Chiang Mai; PROTOACADEMY, Edinburgh. Preparing projects at BINZ39 FOUNDATION, Zürich; PROG, Bern; RU, New York; FRISE, Hamburg; P////AKT, Amsterdam; SALÓN, Madrid; LE CUBE, Rabat; LE 18, Marrakesh. FCT Internacional Scholarship, 2009-13; SHUTTLE Grant for GLI ORATORI _ THE SPEAKERS, Venice, 2019. Selected for the CITÉ INTERNATIONALE DES ARTS _ ACADÉMIE D’ARCHITECTURE art residency, Paris, Jun-Dec 2025. His work is represented in several public and private collections, such as MART, Rovereto/Trento; MACRO, Rome; VIAFARINI, Milan; VASARELY MUSEUM, Budapest; BRNO HOUSE OF ARTS, Brno; IZOLYATSIA, Kiev; ECC FOUNDATION, Amsterdam or the PORTUGUESE FOUNDATION/MUSEUM OF COMUNICATIONS, Lisbon.