or a certain mist for empty spaces (                                ) ou uma certa névoa para espaços vazios (             ) or a certain mist for empty spaces (                                                                ) ou uma certa névoa para espaços vazios (    ) or a certain mist for empty spaces (                                                                               ) ou uma certa névoa para espaços vazios (                                                                                                    ) 



Renata Portas
Bio 
Actriz, dramaturga, directora artística e encenadora da companhia teatral Público Reservado, que fundou em 2013. Encenou diversos textos (incluindo assemblages) de autores como Valère Novarina, Heiner Müller, Eurípides, Jean-Luc Lagarce, Luis Maffei, Pedro Eiras, Juan Mayorga, Franz Kafka, Peter Handke, Jean Anouilh, entre outros (desde 2006). Concluiu o curso de Interpretação no Balleteatro (2001-2003) e frequentou o Mestrado em Encenação na Escola Superior de Teatro e Cinema (2010). Pós-Graduação em Arte Contemporânea, ESAP - Escola Superior Artística do Porto (2015-16). Os seus interesses principais na área do teatro estão relacionados com a linguagem, a política e a filosofia, visando libertar o teatro da reprodução ou mimesis. Renata Portas escreveu peças tais como: Interlúdio e Câmara-Inferno (Companhia das Ilhas); Finisterra (edições TNSJ); A Boca de Telémaco é a Fortuna da Casa (aguarda publicação); Buraco Negro Ou Vórtice Amoroso Em Forma de Espinho (Público Reservado, 2018/19).Cria e desenvolve performances em colaboração com artistas visuais e curadores, como Eduarda Neves( projecto Tomato, 2021, On Abstraction, 2022) Sérgio Leitão (Àustria, 2020, Not Gallerie), entre outros. Actualmente escreve para a Almanaque Mag. como cronista convidada.

Actress, Playwright, Artistic and Stage director of the Porto theatre company Público Reservado, that she founded in 2013. Renata Portas directed several plays (including assemblages) of authors like: Valère Novarina, Heiner Müller, Euripides, Jean-Luc Lagarce, Luis Maffei, Pedro Eiras, Juan Mayorga, Franz Kafka, Peter Handke, Jean Anouilh, among others (since 2006). She completed the Acting course at Balleteatro (2001-2003) and studied Theatre Directing (Master, frequency) at Escola Superior de Teatro e Cinema (2010). She holds a Postgraduation in Contemporary Art from ESAP - Porto Art School (2015-16). Her main interests in theatre research are: language, politics and Philosophy as ways to free theatre from reproduction or mimesis. Renata Portas has written plays like: Interlúdio and Câmara-Inferno (Companhia das Ilhas); Finisterra (TNSJ editions); A Boca de Telémaco é a Fortuna da Casa (to be published); Buraco Negro Ou Vórtice Amoroso Em Forma de Espinho (Público Reservado, 2018/19)..During the last years she has developed work as a performer with artists friends or curators, like Eduarda Neves ( performance in Tomato Project, Esap, 2021; On Abstraction, 2022) or Sérgio Leitão (Not Gallerie, 2020), among other. These days, she writes periodically for Almanaque Mag.